Era tão mais fácil se nos limitássemos a rir uns dos outros…

15 Jul

Formação em campos de guerra sírios. Conhecimentos de aeronáutica. Fácil acesso a armas de fogo. Igual facilidade com outro material de guerra. Homens capazes de construir bombas potentíssimas. Ou simplesmente…

…um gajo com carta.

Assustador.

São milhões as piadas fáceis nestes momento. Piadas melhores, outras piores. Umas com muita piada mesmo. Outras, simplesmente péssimas. Será cedo? Deve esperar-se para fazer uma boa piada? Sabemos que não. Mas e se fosse contigo? E se fossem os teus? A conversa do costume.

A verdade é que, sem perceber bem porquê, algumas das imagens de pais a correrem pela rua fora com crianças ao colo, desta vez, acertaram-me em cheio. Nos outros atentados também morreram crianças. Em Bagdad, morrem à pázada. Crianças a morrer é o que não falta aí mas caraças… acertou-me desta vez, sei lá eu porquê.

Quer dizer, até sei. É aquele medo egoísta de quem sabe que aquele passeio de Verão, aquela voltinha pós-jantar para comprar um gelado aos miúdos, aquela saída rápida só para vermos o fogo… é demasiado próxima de nós.

Apanhei-me a imaginar uma corrida com o puto ao colo sem saber bem para que lado fugir, sem saber de onde viria a próxima ameaça. Imaginei-me a entrar por um restaurante dentro com a mais velha e a escondê-la num canto qualquer, sem saber bem como lhe explicar o que estava a acontecer. Por um lado, porque nem eu sabia. Por outro, porque sendo o que estava a temer, como é que lhe diria que era gente que nos queria matar só porque sim!? Que nós, o mundo ocidental também já lhes fez das boas. Mas nós quem? O pai e os amigos do pai? Nem por isso. E como fingir que o pai, corajoso e todo poderoso, não estava com tanto medo quanto ela?

Fiquei sem vontade de fazer umas piadolas negras sobre isto. Vou rir-me das dos outros e talvez amanhã pense diferente. Talvez tenha amolecido. Não sei.

Que tempos marados estes.

Deixe uma Resposta

