De todas as ilhas para onde podia ter ido ajudar refugiados, escolheu Lesbos. É fresca.

18 Mar

Como era a noite em Lesbos? Não há uma Zara em Lesbos onde aquela malta possa comprar uns trapos secos? Nas pausas para descanso, vê-se muito “girl-on-girl” ou Lesbos é uma fraude?

Sabendo o quão bonitas são as mulheres sírias, como é que estamos ao nível de mulherada linda de morrer a precisar de um ombro amigo? É verdade que os árabes são homens lindos? É que se forem mesmo todos morenos de olhos verdes, também não sei se é boa ideia tê-los por aí à solta na noite portuguesa. Já basta o que basta.

Não havia gregos a olhar para ti e a pensar: “Se é para ser salvo por esta, vou ali encharcar-me à praia e tento também a minha sorte. Assim, vale a pena ser refugiado!“.

Quando olhavas para as dificuldades com que o povo grego se depara, quer com os refugiados quer com a situação económica actual, não sentias que depois do Euro2004, aquilo até é um bocadinho merecido?

Não é estranho que os refugiados estejam a ser acolhidos em Moria (uma antiga prisão sem condições nenhumas) e os voluntários estejam a esgotar todos os hotéis da ilha? Será que ainda ninguém percebeu que, SE CALHAR, o problema é mesmo esse?

PROGRAMA 19

Foram estas – entre outras – as perguntas que fiz à Leila Campos, uma portuguesa que rumou a Lesbos, num tentativa de fazer a diferença. E fez. Fez lá, onde um par de braços a mais vem sempre a calhar. E fez cá, mostrando que só não fazemos mais porque, na maioria das vezes, não tentamos.

O tema é sério. Mas se queriam outro tipo de perguntas, o melhor era terem ido chorar para o programa do Daniel Oliveira ou armar em políticos para a Quadratura do Círculo. Aqui, é o que há.

Agora, clicai e escutai. A minha voz no meio de vós.
Palavra do Senhor. Factos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: