A classe. A postura. O português.

26 Out

Elevador pára no andar do pomposo escritório de advogados. Entram duas senhoras. Salto alto, elegantes, pinta de executivas de inegável sucesso profissional. Entram confiantes e continuam a conversa que estavam a ter.

Senhora elegante 1: Mas não encontraste os óculos?
Senhora elegante 2: Não. E o pior é que tenho a certeza que quando cheguei, PÚZIOS em cima da mesa. Podia até nem me lembrar mas não é o caso. PÚZIOS lá e só depois é que fui beber café.

Foram dois tiros na cabeça à queima-roupa. Abri os olhos o máximo que consegui, encostei-me à porta com uma mão para não cair e mordi os lábios para não soltar um grito de dor. Temi que a qualquer momento disparasse mais um PÚZIOS…. mas não. Quis fazer-me sofrer mas não teve a decência de acabar comigo ali, no chão do elevador.

Será que os óculos dela são daqueles onde se ouve o mar!?” – pensava eu, já a alucinar devido ao sangue que estava a perder pelos ouvidos. Sentia-me frio e cada vez mais fraco. Ao fundo uma luz…

Felizmente era a porta do elevador a abrir no rés-do-chão. Saíram de cabeça erguida e seguiram o seu caminho, seguras de que nada nem ninguém as pararia. Muito menos o português.

17 Respostas to “A classe. A postura. O português.”

  1. Linda Blue 26/10/2015 às 13:22 #

    Eu também fico assim, até se me estoira uma têmpora.
    O pior, mas o pior mesmo, é que elas contactam com clientes, que são pessoas como tu e como eu.

  2. Panda 26/10/2015 às 13:23 #

    A minha pálpebra está a mexer sozinha…

  3. pinkpoison 26/10/2015 às 13:43 #

    trabalho na área do ensino e digo-vos já que esse é um erro que me põe os ouvidos a sangrar, e ouço-o em adultos imensas vezes… Ai Camões…

  4. Anónimo 26/10/2015 às 14:14 #

    Há uns tempos, numa interessantíssima conversa entre duas colegas minhas, ouvi esta pérola de diálogo:
    – Há não sei quantas noites que a minha filha blá blá blá blá [normalmente deixo de ouvir estas inteligentes conversas e por isso não consigo reproduzi-las na integra] e blá blá blá e depois pede-me a chucha.
    – Pede? E tu dázea?

  5. Anónimo 26/10/2015 às 14:43 #

    Olha nunca vais ao Alentejo então!
    Que lá falam muito mal.

    A melhor que ouvi foi:
    – Estás a ver estás árvores?
    – Sim.
    – Foram os senhores que as poram!

  6. macacagravaporcima 26/10/2015 às 15:34 #

    e agora!!!?… quem vai pagar-me pelos danos de ter vindo aqui ler isto…??
    “Hades” ter muitos amigos “hades”
    😉

  7. sj 26/10/2015 às 17:38 #

    Deixa lá, podia ter sido pior, a outra podia ter perguntado “Encontrastes os óculos?”

  8. 3A 26/10/2015 às 20:05 #

    “Fui à praia apanhar búzios e em cima da mesa os púzios”, é dito que conheço há anos. Mas tenho para mim que falece um animal bebé de cada vez que alguém assassina a língua portuguesa com uma dessas…

  9. Anónimo 26/10/2015 às 22:43 #

    Ouvistes – Beterrábias – Operação ápence – Róxis (rx) – chicolate – gredura – José Sócras… Bom, já chega👌

  10. Diana Costa 27/10/2015 às 11:45 #

    E então? Encontrástezios?

  11. Hélder Oliveira 29/10/2015 às 16:01 #

    Ah se eu fosse a falar!! Eu ouço tantas calinadas! Lol

    http://www.pensamentoseepalavras.blogspot.pt

  12. Anónimo 31/10/2015 às 15:29 #

    qual a forma correta para substituir «púzios»?

    • Factos de Treino 02/11/2015 às 10:40 #

      A mais correcta de todas… não faço ideia porque não sou a Edite Estrela. Mas para evitar merdas, jogava pelo seguro com o bom e velhinho: “Pus os óculos em cima da mesa”.

    • Factos de Treino 02/11/2015 às 10:43 #

      Na verdade até diria “pu-los”…. sem ter a certeza se não estaria a mandar alguma bacorada também.

      • Bruxa Mimi 30/11/2015 às 18:28 #

        E dirias bem.

        • Bruxa Mimi 30/11/2015 às 18:33 #

          Voltei ao texto do post depois de responder e venho completar a minha resposta. A versão correta para o primeiro “púzios” seria “os pus”: “E o pior é que tenho a certeza que quando cheguei, OS PUS em cima da mesa.”

          Na segunda vez é que seria “pu-los”: Podia até nem me lembrar mas não é o caso. PU-LOS lá e só depois é que fui beber café.”

          De nada.

Deixe uma Resposta

