Outros natais.

24 Dez

Perto de minha casa há um arrumador de carros com quem costumo ficar a falar de vez em quando. Esta manhã, rua vazia e com pouco trabalho para ele, aproveitámos para tomar café ali no quiosque.

A meio da conversa, meio envergonhado, pede-me para falarmos um bocado afastados das outras pessoas e diz-me que está com um problema. Veio “fazer umas moedas” mas agora está à rasca para voltar para o Seixal sem torrar o dinheiro todo (parece que os transportes vão parar daqui nada). Lá lhe disse que preferia que fosse sincero porque até levava a mal que me viesse com a conversa de que “faltam uns trocos para o bilhete”.

E foi aí que o D. me surpreendeu.

Sabes uma coisa? Toda a gente pensa que o dinheiro que me dá é para droga e má vida mas há muito que me deixei disso. Tudo o que faço aqui, de manhã à noite, é para a minha filha. Tem treze anos e nem sempre estive perto. Agora, no que depender de mim, não lhe há-de faltar nada. No início do ano vou para a Suíça trabalhar e estou a juntar dinheiro para levá-la comigo. Podia ficar com os avós mas nunca mais a quero longe de mim. Foi por isso que, esta manhã, ainda vim tentar fazer algum. Agora estou atrapalhado porque não quero chegar tarde a casa“.

De repente, o envergonhado era eu.
Menino burguês armado em moralista.

Fui levantar dinheiro e ajudei como pude. Mas se por um acaso do destino, és uma miúda de treze anos do Seixal e estás a achar isto familiar, lembra-te de ter um orgulho do caraças no teu pai. Ele merece.

Feliz Natal.

11 Respostas to “Outros natais.”

  1. Telma 24/12/2013 às 13:46 #

    Caíste nessa…

  2. Malvares 24/12/2013 às 13:53 #

    ahahahahahhaha!!!… se soubesses a minha vida ias roubar para me dar… sei que vem mais um factos a caminho, mas aproveitando esse espírito: não me queres adoptar??

  3. Rui A. 24/12/2013 às 16:13 #

    Ele há vidas. Umas, nem inventadas, outras, pior que inventadas. Um tipo pode sempre escolher no que quer acreditar.

  4. Marta 24/12/2013 às 18:54 #

    E assim de repente o nosso Factos demonstra que tem um coração gigante 🙂 Beijinhos e bom Natal!

  5. Paulo Capelo 24/12/2013 às 19:16 #

    É verdade Marta, ele demonstrou um grande coração. Tenha caído ou não, isso não interessa nada. É bom ser uma pessoa assim. Fizeste bem Factos!

    Para todos, votos de um Feliz Natal!

  6. DN 25/12/2013 às 20:37 #

    gigante 🙂

    • Factos de Treino 27/12/2013 às 15:00 #

      Vocês é que são gigantes!
      (agora começamos com aquelas coisas: “Não, tu é que és! Não, és tu!”

  7. Louco de Lisboa 25/12/2013 às 23:38 #

    Podia dizer que, a verdade está no coração da quem a escuta, mas vou-me conter.

    Um abraço.

Deixe uma Resposta

